pensando em palavras...

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Coração.

Ah, o coração...que órgão espetacular!
Quem já teve a oportunidade de vê-lo e estudá-lo pode compreender o meu encantamento.
Seus ventrículos e átrios, artérias e veias, valvas, válvulas e musculatura, sua inervação extrínseca e intrínseca. Tudo em sintonia...
Do coração sai a principal artéria irrigadora do corpo humano, a aorta. Ele é o responsável pelo bombeamento do sangue, vital para a manutenção das funções orgânicas. Sem ele, não há sangue, sem sangue não há vida. Sua fisiologia é complexa, mas, perfeita!
Do coração procedem as saídas que mantém a vida.
Que espetáculo de fisiologia e anatomia! Que espetáculo de lógica criada pelo nosso Criador!
É interessante notar que Salomão, o homem que pediu sabedoria, autor dos provérbios mais inteligentes que já existiram, fez uma constatação perfeita, analisemos:
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.” Provérbios 4.23
Uau! Que conclusão! Que analogia! Que sabedoria!
Salomão, com sua sabedoria inspirada por Deus chegou a conclusão que à semelhança do órgão físico coração, o coração num sentido espiritual, onde Deus fala com o ser humano, deve ser muito bem guardado e conservado, porque dele procedem as saídas que darão vida, que farão a manutenção da vida já existente.
Do que devemos guardar nossos corações? Da inveja, do rancor, dos ciúmes, do ódio, da indiferença, da frieza espiritual, da soberba, da prostituição, da preguiça, do amor ao dinheiro, do amor ao mundo, do egoísmo...entre tantos outros sentimentos que corroem e levam a degradação e degeneração desta parte tão linda e especial onde Deus fala e toca com amor.
Devemos fazer a manutenção diária da saúde do coração, alimentando com a presença de Jesus, com o amor a sua obra, buscando o seu Reino, sabendo que desta forma, todas as suas saídas estarão devidamente protegidas contra qualquer agente agressor que possa levá-lo a morte.
Guardemos nossos corações. Deixemos que o nosso Deus faça a manutenção cotidiana de sua fisiologia e desta forma tenhamos vida, vida com abundância em Cristo Jesus!

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Captura-me.

"Vem e captura-me Senhor, prenda-me e leva-me a Ti, dá-me Teus olhares, estou te esperando, vem e captura-me aqui" (Trecho de Captura-me_Aline Barros)

Em meio a desilusões, decepções, frustrações, esperas incessantes, não há desejo mais ardente e mais sincero do que ser capturado pelo Senhor Jesus.

Ser capturado em meio a fraquezas, ser capturado em meio a tristezas, ser capturado em meio a acusações, ser capturado em meio a alegrias, ser capturado em meio a dias sombrios, ser capturado em meio a noite fria, ser capturado por Jesus, ser consolado por Jesus, ser conduzido por Jesus, ser carregado por Ele...

Para glória Dele!

Esta simples mensagem é apenas para expressar a vontade do meu coração neste dia:

Ser capturada por Jesus!

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Simpatia.

O que é- simpatia?

"Simpatia - é o sentimento
Que nasce num só momento
Sincero, no coração;
São dois olhares acesos
Bem juntos, unidos, presos
Numa mágica atração.

Simpatia - são dois galhos
Banhados de bons orvalhos
Nas mangueiras do jardim;
Bem longo às vezes nascidos,
Mas que se juntam crescidos
E que se abraçam por fim.

São duas almas bem gêmeas
Que riem no mesmo riso,
Que choram nos mesmos ais;
São vozes de dois amantes,
Duas liras semelhantes,
Ou dois poemas iguais.

Simpatia - meu anjinho,
É o canto do passarinho,
É o doce aroma da flor;
São nuvens dum céu d'Agosto,
É o que m'inspira teu rosto...
- Simpatia - é - quase amor!”(Casimiro de Abreu)


Desde minha adolescência me dedico a uma paixão: ler poemas.
Podem ser escritas poesias falando sobre vários assuntos, mas, o fato é que as que mais fazem sucesso são as que falam de amor, amar, ser amado.
O poema acima fala de uma forma bem singela do surgimento desse sentimento. Toda vez que eu o leio fico encantada com o dom do poeta, dado por Deus, de escrever algo tão inspirado e tão inspirador.
Mas, hoje o lendo notei que há um trecho interessante: "Que riem no mesmo riso,
Que choram nos mesmos ais..."
O referido poeta não escrevia poesias cristãs, mas, teve que reconhecer nesse poema que o amor verdadeiro leva 2 pessoas diferentes unidas por este sentimento à rirem nos mesmos risos e chorarem nos mesmos ais...Como? Ora, sendo uma só carne, terão que rir no mesmo riso e chorar nos mesmos ais...
Ah, é lindo notar que Deus é tão soberano e tem tanto controle sobre os acontecimentos que até em um pequeno trecho de uma poesia, Ele pode revelar a vontade Dele para um relacionamento entre homem x mulher.
Fica esse o nosso desejo, dos que estão esperando no Senhor...alguém para rir nos mesmos risos e chorar nos mesmos ais...
De forma divina, de forma poética, de forma apaixonante, de forma amável...

"Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne." Gênesis 2.24