pensando em palavras...

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Coração.

Ah, o coração...que órgão espetacular!
Quem já teve a oportunidade de vê-lo e estudá-lo pode compreender o meu encantamento.
Seus ventrículos e átrios, artérias e veias, valvas, válvulas e musculatura, sua inervação extrínseca e intrínseca. Tudo em sintonia...
Do coração sai a principal artéria irrigadora do corpo humano, a aorta. Ele é o responsável pelo bombeamento do sangue, vital para a manutenção das funções orgânicas. Sem ele, não há sangue, sem sangue não há vida. Sua fisiologia é complexa, mas, perfeita!
Do coração procedem as saídas que mantém a vida.
Que espetáculo de fisiologia e anatomia! Que espetáculo de lógica criada pelo nosso Criador!
É interessante notar que Salomão, o homem que pediu sabedoria, autor dos provérbios mais inteligentes que já existiram, fez uma constatação perfeita, analisemos:
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.” Provérbios 4.23
Uau! Que conclusão! Que analogia! Que sabedoria!
Salomão, com sua sabedoria inspirada por Deus chegou a conclusão que à semelhança do órgão físico coração, o coração num sentido espiritual, onde Deus fala com o ser humano, deve ser muito bem guardado e conservado, porque dele procedem as saídas que darão vida, que farão a manutenção da vida já existente.
Do que devemos guardar nossos corações? Da inveja, do rancor, dos ciúmes, do ódio, da indiferença, da frieza espiritual, da soberba, da prostituição, da preguiça, do amor ao dinheiro, do amor ao mundo, do egoísmo...entre tantos outros sentimentos que corroem e levam a degradação e degeneração desta parte tão linda e especial onde Deus fala e toca com amor.
Devemos fazer a manutenção diária da saúde do coração, alimentando com a presença de Jesus, com o amor a sua obra, buscando o seu Reino, sabendo que desta forma, todas as suas saídas estarão devidamente protegidas contra qualquer agente agressor que possa levá-lo a morte.
Guardemos nossos corações. Deixemos que o nosso Deus faça a manutenção cotidiana de sua fisiologia e desta forma tenhamos vida, vida com abundância em Cristo Jesus!

11 comentários:

  1. Lia querida, você arrasou nesse post amada.
    Nossa, tem que ser palavras de uma enfermeira mesmo!...srsrs. Amei o texto, falou muito ao meu coração.
    Faço minha as tuas palavras: "Guardemos os nossos corações. Deixemos que o nosso Deus faça a manutenção cotidiana de sua fisiologia e desta forma tenhamos vida, vida com abundância em Cristo Jesus!" Amémmm!!!!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Mais um dos bons hein menina

    tem abalado por aqui!
    bjoo

    ResponderExcluir
  3. Lia querida, tem um selinho pra você lá no meu blog, se desejares é só passar e pegar.
    Beijinhos e um ótimo final de semana!!!

    ResponderExcluir
  4. Sim Lia, é só copiar e seguir as regrinhas. Indicar outros blogs, avisá-los da indicação e dizer 9 coisas sobre você.
    Fico feliz que vc gostou da indicação...rsrs. Faço votos que muitos entrem aqui pra conhecer o teu blog.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  5. Linda postagem Lia...
    Ainda hoje estive pensando sobre o coração..
    Às vezes é tão difícil entendê-lo...

    Só Jesus pra guardar ele mesmo!!
    Beijao, saudades!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Lia!
    Não se preocupe querida com relação ao selinho. Fica na paz.

    Mas pra você poder colocar uma imagem nas tuas postagens, é fácil. Quando vais escrever uma nova postagem, na barra superior tem vários quadradinhos, um deles vai dizer: inserir imagem. Você clica e essa imagem já tem que estar no teu computador, salva nas tuas imagens. É só clicar nela, ela vai carregar na postagem do blog. Daí vc dá ok. Mas tem que observar o tamanho que desejas, pequeno, médio ou grande e assim escolher, o blog dá opção de tamanho e local, tipo direita, esquerda, daí vc escolhe como desejar.
    Vai fuçando que consegues...rsrsrs...eu não sabia NADA também, fui aprendendo sozinha a maioria das coisas. Também sou recém blogueira...rsrs...mas a gente chega lá.
    Qualquer coisa que não der certo me pergunte, pois talvez expliquei meio mal...rsrs.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  7. Lia que belas palavras, tocou meu coração...
    Tenho aprendido dia após dia guarda o coração, as vezes não é fácil, mas o Senhor tem me ajudado.

    Um Beijo querida!!

    ResponderExcluir
  8. Eie, rs.... ontem fui à "hemoclínica" fazer uma doação de sangue pra um colega de trabalho e lembrei muito de vossa pessoa, rs... Deus te abençoe Lia! Abração!

    ResponderExcluir
  9. pois é... faço isso a mais de 5 anos... sinto-me muito bem qdo faço... e correu tudo bem sim senhora, rs... perguntinha básica de enfermeira, rsss... abração! fica com Deus!

    ResponderExcluir
  10. Oi Lia!
    Saudades de tu menina...rsrs.
    Então, falta mesmo essa unidade que havia entre os discípulos descrita no livro de Atos. Nem falei nisso, porque dá uma tristeza. Mas que nós possamos fazer a nossa parte com os que estão próximos de nós, pois como escrevestes, infelizmente isso está faltando e muito nas igrejas.
    Tudo de bom minha linda, fica com Deus e estamos esperando novo post hein? rsrsrs.
    Beijinhos carinhosos.

    ResponderExcluir
  11. Oi Lia, que lindo post, um dos mais belos que li até hoje, estais de parabéns, que lindas e sábias palavras!! Muito obrigada por visitar meu blog, estou te seguindo, depois que li este post não tem como não seguir, são mensagens como esta que nos fazem mais felizes!
    Beijos enormes!!

    Bruna

    ResponderExcluir