pensando em palavras...

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Une crise...

Nos últimos dias me deparei com uma considerável crise em relação à escolha que fiz para a minha vida profissional. Infinitas são as vezes que me pego pensando em: por que escolhi ser enfermeira? Por que a profissão é tão pouco valorizada? Por que somos mal remunerados? Perguntas... Perguntas... Perguntas... A resposta que melhor reponde aos questionamentos supracitados é: a origem histórica. Sim! Nossa origem marcada por submissão, conhecimento empírico, caridade e presença feminina maciça levou a tudo isso...

Fato é que, seja por origem histórica ou não, hoje vivo um duelo dentro de mim: amo cuidar dos meus pacientes, exercer minha profissão, estudar tudo o que a envolve, no entanto me entristeço quando analiso a situação da área da saúde, a falta de reconhecimento e valorização. Inumeráveis são as vezes em que ouço: você é enfermeira? Fez faculdade ou é só técnico? AHHHHH!!! A denominação enfermeira (o) é exclusiva para profissionais de nível superior em enfermagem. Não estou aqui menosprezando meus adoráveis técnicos de enfermagem, até porque também sou técnica de enfermagem. Estou defendendo os enfermeiros, que estudam, se esforçam e não tem reconhecimento como profissionais que são.

A crise que tenho vivido envolve exatamente o excesso de amor que tenho por minha profissão e o reconhecimento de sua importância com a falta de espaço, má remuneração e falta de empregos descentes.

Ah, sinceramente o que eu mais queria era poder permanecer “enfermeirando” com o amor de sempre, mas diante de todas as situações, meu coração se inclina a pensar em mudar drasticamente de área de atuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário