pensando em palavras...

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Mágoas.

Seres humanos precisam relacionar-se. Fato.

Precisamos amar, das diversas formas que Deus nos proporciona amar ao nosso próximo.
Meninas desde a infância sonham com o dia do casamento, sonham com um príncipe, muitas os encontram. Crianças sofrem se seus pais as rejeitam ou se não cuidam delas exatamente como deveriam ser cuidadas, se não recebem o carinho esperado. Adolescentes em seus caminhos de descoberta formam grupos de amigos, na tentativa de formar o primeiro grupo social do qual farão parte. Adultos casam-se, têm filhos e mantêm melhores amigos, amigos e colegas. Todos em qualquer faixa etária buscam de alguma forma: relacionar-se. Crianças a idosos buscam isso, sempre.

Isto nada mais é do que um reflexo da nossa criação Divina. Deus nos fez seres individuais, singulares. Não há qualquer pessoa no mundo que tenha o código genético igual ao de outra pessoa, nem mesmo gêmeos univitelinos. E apesar de toda essa singularidade Deus nos fez com uma necessidade, amar e sermos amados. Fomos criados para adorá-lo, o primeiro amor que devemos oferecer é a Ele. Mas, enquanto estamos neste mundo, necessitamos ardentemente amar outros seres humanos e daí partem as redes sociais, os grupos se formam por alguma similaridade e as famílias são construídas por paixão e amor. Tudo isso produto do projeto de Deus para nós seres humanos.

Só o amor de Deus é perfeito. Deu seu Único Filho para nos salvar e ninguém tem maior amor do que este de dar a vida por seus amigos, amor perfeito, amor lindo, amor maravilhoso, amor de Deus.

Mas, a verdade é que nem sempre sabemos lidar com os nossos sentimentos. Nem sempre tratamos as pessoas que nos amam de verdade da forma como deveríamos. Às vezes passamos horas imaginando como faremos para conquistar ou ao menos nos aproximar de quem nós supostamente amamos, no entanto não temos a sensibilidade de corresponder quem está ao nosso redor que nos oferece um amor sem esperar retorno, mas esperando um retorno inconscientemente. Seres humanos são falhos, muito falhos. Não conseguimos ser perfeitos.

O fato é que muitas vezes magoamos os que nos amam de verdade. Fato extraordinariamente estúpido de real. O meu cotidiano profissional é permeado de pessoas que estão magoadas, decepcionadas, desiludidas e frustradas por diversos tipos de mágoas, mágoas vindas de pessoas que amam. Feridas são abertas rotineiramente e quem as há de curar? Só o bálsamo do nosso Salvador.

A questão é que eu mesma já magoei pessoas que amo muito, infelizmente. Sei que não é possível, mas gostaria de voltar no tempo e deixar de falar e fazer coisas que abriram feridas, feridas que não podem ser curadas com as técnicas modernas científicas. Porque são feridas que estão presentes em corações. Triste ter que reconhecer isso, mas, reconheço.
E mesmo com tudo isso, com todas as mágoas, continuaremos buscando relacionamentos, amigos, amores, carinho de nossos pais, nossa natureza não vai mudar. Ainda que tendo a consciência que em algum momento poderemos nos decepcionar, estaremos nesta constante procura.

Aqui fica registrado que a minha vontade é retribuir a todos que me amam com o mesmo amor, de igual modo, de igual intensidade. Minha vontade é não magoar, mas, sei que ainda magoarei e serei magoada, inevitavelmente.

Dedico este texto aos meus queridos amores, meus pais maravilhosos, meus irmãos especialíssimos, os amigos sempre presentes, meus irmãos na fé. Informo a vocês: algum dia, sem querer, eu os magoarei de alguma forma, só quero que saibam que como o apóstolo Paulo afirmou eu também digo: o bem que eu quero fazer, infelizmente a minha carne, não deixa.

4 comentários:

  1. Ainda que o bem que eu quero fazer minha carne não deixa, o amor de Deus é infinitamente mais. Não consigo entender qualquer amor que mesmo eu O rejeitando, Ele continua me amando. Através deste mesmo sentiemnto (ou escolha, como dizem alguns) percebemos que somos tão imperfeitos quantos aqueles que nos magoam ou nos entristecem. Percebemos que o nosso amor é frágil como bolha de sabão, mas se temos o amor de Deus em nossas vidas experimentamos um amor excelente, que não vive só de momentos lindos e bonitos, como um jardim cheio das mais lindas rosas. Também é feito de momentos de ranhuras, para solidificar um sentimento que é frágil e necessita todos os dias de ser regado.

    ResponderExcluir
  2. Por isso percisamos do perdão, pois "o perdão é dar amor quando não existe motivo para dar..."
    Muitas vezes magoamos e somos magoados, precisamos pedir perdão e perdoar, sempre, pois foi isso que Jesus nos ensinou.
    Querida Lia, um beijo e um final de semana muito abençoado pra você e sua família.

    ResponderExcluir
  3. Oi Lia, estava acabando de fazer uma nova postagem quando recebi teu comentário. Fiquei muito feliz com a visita. Saibas que sempre que entro no blog, confiro pra ver se postasses algo, pois gosto muito de vir aqui.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo texto o seu... tento sempre ter em mente que o que deve nos unir é o amor de Deus... as vezes não temos afinidades alguma com algumas pessoas, mas, precisamos ter em comum o "amor de Deus"... óóóó´... missão impossível, mas, pra Deus não há impossíveis! Abraço! Fica com Deus!

    ResponderExcluir